Illustration

Resumo da Tese

Curso: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Titulo: A comunicação nos Sistemas de Bicicletas Partilhadas em Portugal
Orientador: MANUEL JOSÉ CARVALHO ALMEIDA DAMÁSIO
Co - Orientador: Célia Maria Silvério Quico
Palavras chaves: Comunicação, Sistemas de Bicicletas Partilhadas, Sustentabilidade, Mobilidade e Município.
RESUMO DA TESE:
Os problemas de mobilidade das pessoas nas cidades, as questões ambientais com aumento da poluição do ar e do impacto das alterações climáticas, tem levado ao aparecimento dos Sistemas de Bicicletas Partilhadas (SBP) por todo mundo. Em Portugal, os municípios são os responsáveis pela implementação nos seus territórios dos SBP, que surgem no âmbito das políticas de mobilidade urbana sustentável e como uma tentativa para incentivar a utilização dos modos ativos de transporte.
O interesse em contribuir para a inovação através da comunicação, considerando a atualidade do tema da sustentabilidade e dos seus impactos na sociedade, foi o ponto de partida para este projeto de doutoramento, que procura dar resposta ao problema de investigação: Qual o impacto da comunicação nos SBP também conhecidos como Bike Sharing em Portugal? Pretende-se, como esta tese, demonstrar a importância da comunicação, enquanto alavanca e estímulo para a mudança de comportamentos de todos os que necessitam de deslocar-se nos municípios portugueses.
O objetivo geral da tese é descobrir novas fórmulas de comunicação que promovam a alteração de comportamentos nos diferentes segmentos da sociedade, de forma a motivá-los para as práticas sustentáveis nos municípios portugueses. Em relação aos objetivos específicos, pretende-se descrever os mecanismos de comunicação utilizados nos SBP em Portugal; por outro lado, avaliar o impacto das estratégias de comunicação no desenvolvimento dos SBP em Portugal; e identificar as estratégias inovadoras de comunicação que vão ao encontro das necessidades da sociedade atual, através de novos modelos de comunicação.
A investigação terá um formato de estudo de caso, uma vez que vão ser avaliados SBP, utilizando uma metodologia de investigação mista. A aplicação de dois inquéritos por questionário a utilizadores e não utilizadores dos SBP permitirá recolher dados quantitativos sobre um conjunto de variáveis relacionadas com a utilização dos sistemas, modelos de comunicação, práticas sustentáveis, entre outras. A análise SWOT dos SBP possibilitará a comparação das estratégias de comunicação utilizadas pelas entidades gestoras, bem como a análise das preferências dos utilizadores e dos aspetos a desenvolver na ótica da comunicação. O investigador enquanto utilizador dos SBP fará uma incursão empírica no contexto qualitativo, que inclui informações do próprio investigador enquanto observador participante.
Como resultados esperados prevê-se: fazer o mapeamento dos SBP em Portugal; conhecer os modelos de comunicação utilizados em três SBP e as suas falhas, e relacionar esses modelos com a utilização da bicicleta como meio de transporte; e desenvolver um modelo conceptual ou framework comunicacional para promover a implementação e utilização dos SBP em Portugal. O estudo irá contribuir para o conhecimento científico sobre a intervenção dos mecanismos de comunicação na promoção, implementação e no desenvolvimento dos SBP em Portugal, atuando nas áreas da sustentabilidade, mobilidade e contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida das comunidades locais e para a mudança de comportamentos para novos estilos de vida nas cidades e vilas Portuguesas.